Vários Suplentes tomam posse ao cargo de Dep. Federal, no MA Josivaldo JP assume no lugar do prefeito eleito Eduardo Braide

Após a posse de Eduardo Braide como prefeito São Luís, o suplente Josivaldo JP, assumiu neste sábado seu mandato como deputado federal, em cerimônia virtual presidida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Assista o vídeo acima, do jovem deputado de Imperatriz do Maranhão que com sua simplicidade roubou a cena neste final de semana.

Vale Ressaltar, que o prefeito eleito Eduardo Braide, não pediu licença do cargo de Dep. Federal, efetivamente renunciou ao cargo para que possa assumir em definitivo o cargo de prefeito, deixando assim, Josivaldo JP efetivo até o final do mandato que se encerra em 2022. É natural que deputados federais peçam licença de seus mandatos após serem chamados a ocuparem cargos de secretários estaduais, desta forma, caso queiram voltar a câmara federal poderão voltar sem problemas, caso que não se assemelha ao prefeito eleito de São Luís e demais prefeitos eleitos de cidades por todo o Brasil ao quais ainda estavam no mandato em cargos legislativos, haja vista,  para assumirem os cargos de prefeito deverão renunciar ao cargo legislativo para os quais foram eleitos em 2018.

No primeiro dia do ano de 2021, oito suplentes já tinham assumido como deputados federais em substituição a parlamentares que foram eleitos para prefeituras do país.

O deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) assumiu a vaga deixada pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB-AL). O deputado Milton Coelho (PSB-PE) entrou no lugar do prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE). A deputada Vivi Reis (Psol-PA) assumiu o posto deixado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol-PA). O deputado Josivaldo JP (Podemos-MA) entrou na vaga deixada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos-MA).

Os deputados Pedro Augusto (PSD-RJ) e Ricardo da Karol (Patriota-RJ) substituíram Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) e Wladimir Garotinho (PSD-RJ), que foram eleitos para a prefeitura de Porto Real e Campos de Goytacazes.

O deputado Neucimar Fraga (PSD-ES) entrou no lugar deixado pelo prefeito de Serra, Sérgio Vidigal (PDT-ES). O deputado Aelton Freitas (PL-MG) assumiu vaga da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT-MG).

MATÉRIA: Moreira Neto
EDIÇÃO: Celly Alves 

 

Deixe uma resposta