PAÇO DO LUMIAR: Sem SAMU, população fica na mão após acidente

 

Uma senhora não identificada, sofreu um acidente em frente a lotérica do Bairro Maiobao/Paco do Lumiar-MA e até o momento não foi atendida por nenhuma equipe especializada. Segundo populares, ela se desequilibrou na calçada e para proteger o filho caiu de mal jeito e ao que tudo indica, parece ter quebrado o braço ou a clavícula, a criança está bem, porém, a senhora em questão está há mais de 2h deitada no chão com fortes dores e sem atendimento especializado.

Ocorre, que o município de Paco do Lumiar, perdeu a base descentralizada do SAMU, conquistada na gestão da ex-prefeita Bia Venancio em meados de 2012. Com isso, o município ficou sem base, dependendo exclusivamente da base de municípios vizinhos como São Luís, por exemplo.

Enquanto isso, qualquer cidadão que precise de atendimento de baixa, média ou alta complexidade, será atendido por profissionais de outros municípios, isso, se os mesmos quiserem vir, pois, municípios vizinhos não são obrigados a atender pacientes de outros municípios, caso decidam atender, as vitimas terão que esperar a boa vontade e sensibilidade desses profissionais e liberação do responsável, ou então, ligar para o CORPO DE BOMBEIROS e esperar a sorte, pois, com a alta demanda de vítimas e a pouca oferta de serviços públicos, quem sofre na ponta da lança é quem mais precisa, o cidadão.

Vale ressaltar, que não é a primeira vez que o município deixa de atender vítimas, no começo do ano, um senhor sofreu uma parada cardíaca fulminante e veio a óbito, apenas 3h depois, que o socorro especializado chegou no local, situado na rua da rádio cultura. Muito depois que chegou o atendimento, fato bastante noticiado nas redes sociais e na blogosfera local. 

O JMTV, noticiou no dia 02 de Março de 2021, a negligência da prefeita Paula da Pindoba (PCdoB), em não cumprir as exigências da portaria ministerial, para renovar a concessão e assim permanecer com a base descentralizada no município. Contudo, quem sofre com a falta do serviço é a população inteira que fica sem o serviço.

Ainda em 2020 o Ministério da Saúde notificou a prefeitura de Paço do Lumiar, informando que iriam perder a base por conta do descumprimento da portaria citada acima, porém, muito ocupada com as eleições de 2020, Paula da Pindoba, não deu importância ocasionando a perda de prazos e consequentemente a perda da base.

LAMENTÁVEL…

 

 

Deixe uma resposta