PACO DO LUMIAR: Vereadores flagram coleta de lixo hospitalar recolhida de forma irregular

A prefeita Paula da Pindoba (PCdoB), está fazendo recolhimento de lixo hospitalar em caminhões que fazem coleta de lixo no município. É uma vergonha, não há em Paço do Lumiar-MA, uma coleta seletiva.

Momento em que os vereadores flagraram a coleta irregular

A coleta de forma irregular foi flagrado em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS), situada na sede do município. O Vereador Fernando Feitosa, alerta sobre os riscos à saúde, principalmente para os profissionais que trabalham coletando o lixo. O vereador Miercio Robert, parabeniza os profissionais da limpeza que se arriscam (mesmo de forma errada) para manter a limpeza pública.

É inadmissível que a empresa SELIX, responsável pela coleta de lixo, exponha seus funcionários a este risco iminente, além do mais, a presença deste tipo de material no ambiente, pode causar a contaminação de corpos d’água, lençol freático, solo, fauna e propagar epidemias, enfermidades e moléstias” que agravam os problemas de saúde pública.

Vale ressaltar o trabalho dos Vereadores Miercio Robert e Fernando Feitosa (Ambos do partido Avante), que estão fiscalizando e evidenciado o descaso via redes sociais.

A grande polêmica do lixo hospitalar é o fato de representar uma fonte de contaminação aos seres humanos e ao meio ambiente. Para que isso seja evitado, é necessária a adoção de técnicas específicas adequadas para o manejo dos diferentes resíduos. De acordo com um estudo feito pelo Hospital Albert Einstein, o maior risco desse tipo de lixo é o lixo infectante, que é caracterizado pela presença de sangue, secreções, tecidos, órgãos, além de material proveniente de áreas de isolamento (como o que acontece com os pacientes do COVID-19). A contaminação do meio ambiente por esses agentes é irreversível.

 

Deixe uma resposta