PAÇO DO LUMIAR: Eleição da Câmara Municipal possivelmente terá chapa única

Atual presidente da câmara Fernando Muniz (PP), Major Roberto (patriota) e Inácio Ferreira (PTB)

As eleições municipais de Paço do Lumiar de 2020 revelou onze (11) novos vereadores no município. Sendo que o grupo de Fred Campos (PL) que não logrou êxito rumo ao executivo, fez dez (10) vereadores novatos e 4 reeleitos, totalizando quatorze (14). Até aí tudo bem. A Câmara possui um total de dezenove (19) vereadores e mesmo com a maioria dos novatos (vereadores de primeira viagem), não se articularam e bateram cabeça e não conseguiram aglutinar movimentação boa suficiente para mudar os quadros e tirar da presidência, o vereador Reeleito Fernando Muniz (PP) da cadeira de presidente.

Vale ressaltar, que Fernando Muniz (PP), traiu a prefeita em exercício Paula da Pindoba e rasgou com unhas e dentes para o lado do prefeito derrotado Fred Campos, aonde permaneceu a campanha inteira colado com o candidato. Com a vitória de Paula Azevedo (PCdoB) para o executivo luminense, Fernando Muniz não perdeu tempo e já morre de amores pela prefeita eleita no afã de ser reconduzido ao cargo de presidente da casa legislativa.

Outros nomes surgiram nesse meio tempo para presidir a casa, o primeiro deles foi o vereador eleito Jorge Maru, por ter sido presidente no biênio 2015/2016, quando era vereador, mas, não decolou por conta de Fred Campos não se envolver nas decisões da câmara. Contudo, Fernando Muniz sentado na cadeira começou o trabalho com a máquina legislativa na mão e outro nome apareceu, Inácio Ferreira (PTB), que é de confiança da Prefeita Eleita Paula Azevedo e perturbou muito ao longo das articulações chegando a contar com 8 vereadores do seu lado, porém, um terceiro nome surge, Major Roberto (Patriota) e digamos que bagunçou um pouco as ideias dos dois lados, já que o nome Major Roberto, é natimorto.

Ao longo das conversações, ao que tudo indicava, aconteceria uma vitória do Ver. Inácio Fereira (PTB), pois, Fernando Muniz, tem fama de não cumprir acordos e de manter o vereadores no cabresto em forma de humilhação. Com todo esse desfecho de idas e vindas, indecisões e tudo mais, foi desgastando os postulantes ao cargo que foram deixando de lado a ideia de sentar na cadeira presidencial.

Ao que tudo indica, Fernando Muniz será reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar com chapa única, sem concorrência. A população Luminense eufórica, parecia acreditar que aconteceria a primeira mudança na câmara diante de 11 novos vereadores de primeira viagem, demonstrarem aquela ideia de mudança, porém, não conseguiram se quer se articularem entre si e escolherem um novo presidente e muito menos tirar Fernando Muniz da cadeira e colocar outro nome que fosse de consenso do grupo e de agrado da prefeita eleita Paula Azevedo (PCdoB). A realidade é que o próprio Major Roberto (Patriota), decidiu inocentemente sem saber de nada, os rumos da eleição da câmara, quando se lançou candidato e não se aliou ao Inacio Ferreira, pois, com a vinda de Major Roberto, ele traria mais uma vereadora com ele.

Essa triste realidade esbarra no “modus operandis” de como funciona a câmara Municipal, sem rodeios e com muitas amarrações, afinal, existe um ex-vereador que se deu muito bem nessas articulações com a prefeita e com o atual presidente, levando vantagem sozinho, dando um verdadeiro “balão” nos outros dois vereadores que o acompanharam na “amarração da morte”.

MATÉRIA: Moreira Neto 
EDIÇÃO: Dr. Canta Pedra / Mário Filho 

Deixe uma resposta