PAÇO DO LUMIAR: Composiçaõ do PCdoB poderá fazer até três vereadores e vem novato na área com forte possibilidade de sentar na cadeira

Ver. Orlete Mafra e a Ver. Vanusa ambas (PCdoB)

A reflexão a cerca da composição partidária será feita nesta edição com o PCdoB, partido da prefeita em exercício Paula da Pindoba (PCdoB), pois bem, vale ressaltar duas coisas importantes nesta composição, uma delas são os filiados que serão candidatos e chamados de “puxadores de votos”, nesse caso, temos duas vereadoras de mandato, são elas: Vanusa e Orlete Mafra. Essas duas vereadoras, espocaram uma chuva de votos, dando aula de como se conseguir votos e olha que somente elas duas já beiram o quociente eleitoral para fazer um vereador e com certeza uma vaga já está certa e será de uma das duas. Entretanto, não paramos por aí, pois, o partido não é feito apenas por elas duas, tem mais nomes de peso que poderão ser cruciais para o aumento da quantidade de vagas que o partido busca.

Conforme falamos no início da matéria, temos que atentar para duas questões, a primeira já citamos, são os “puxadores de votos”, a segunda que poucos observam, são os votos de legenda. Querendo ou não, o PCdoB devido ter um governador de mandato (Flavio Dino), ainda arrasta uma certa galera. Imaginem aquele filiado que está ligado apenas ao majoritário e não tem candidato a vereador e vai lá e digita o numero 65 no campo de votação do vereador? Esse é considerado o voto da legenda. Esse fator é muito importante para que o partido atinja o quociente eleitoral e assim ajudar os candidatos a vereador do partido.

Além disso, temos outros nomes de peso que estão filiados ao PCdoB, são eles: Pivete do Iguaíba, apesar de ser calouro e pouco conhecido no município de Paço do Lumiar – MA, mas, detém o apoio de nomes relevantes em sua comunidade, como o ex-vereador Romualdo e o conhecidíssimo filho de Antonio Amaro que é proprietário de uma empresa de ônibus no iguaíba.

Paulinho do Lima Verde (PCdoB)

O PCdoB tem também o Paulinho do Lima Verde, que tem um salário Robu$to na folha de pagamento do município e na eleição passada quase engole o Miguel Ângelo. Sendo assim, Paulinho, na condição de suplente de vereador e com os ânimos a flor da pele para derrubar seu arquirrival e com o apoio da prefeita poderá ser que nesta  eleição ele consiga não só tirar votos do vereador Miguel, como ultrapassá-lo nas urnas, mesmo que estejam em partidos diferentes e isso não vai influir muito, mas, por uma questão moral tanto de Paulinho quanto da prefeita em exercício, há essa articulação para que Paulinho cresça o máximo que puder no sentido de achatar Miguel Ângelo. Portanto, é uma faca de dois gumes, pois, se o partido fizer 3, possivelmente Paulinho estará como preferido para ocupar uma cadeira, porém, vai depender do quociente eleitoral, pois, é possível que só façam duas vagas e sendo duas, Paulinho morre na praia de novo.

E por fim, Nenzão Rocha (PCdoB), nome que também representa força e que está na disputa pela terceira vaga caso o partido faça o quociente para garantir 3 cadeiras no parlamento luminense.

Bem, diante dessa singela análise, a partir do meu ponto de vista especificamente particular, creio que essa seja a melhor composição partidária da prefeita em exercício, podendo fazer até 3 vereadores. Claro, que Orlete Mafra e Vanusa, já estão com suas cadeiras garantidas e arrisco a dizer, que caso seja concretizada 3 vagas para o partido, a terceira vaga ficará para a “briga de foice” entre Paulinho do Lima Verde, Nenzão Rocha e Pivete do Iguaíba. Eu particularmente, aposto apenas nos primeiros dois (Nenzão e Paulinho), um dos dois leva.

Vale ressaltar, que se o Prefeito Domingos Dutra, estivesse a frente do partido e não tivesse sofrido AVC, Trombose, com a liderança e articulação que o mesmo possui, esse número seria bem maior. Também, vale lembrar, que o Prefeito Domingos Dutra (PCdoB), manifestou seu interesse em disputar a reeleição pelo PCdoB (o que lhe é de direito), formalmente ao partido. Assinou e entregou na sede do partido, isso, caso venha a calhar, será crucial para que seja feita outra análise, mudando todo o cenário.

PS.: Matéria atualizada às 10:45 com novas informações complementares.

Deixe uma resposta