PAÇO DO LUMIAR: Acabou a novela, a UPA do Maiobão é inaugurada pelo Governo do Estado

UPA – 24h do Maiobão / Paço do Lumiar – MA

Foram vários os escândalos de corrupção que envolveu a construção da UPA do Maiobão, foram aditivos por cima de aditivos e nunca saía do papel, jogada as traças e sem perspectiva de funcionamento e a falta de vontade política da gestão municipal, fez com que várias vidas se perdessem em meio a essa pandemia, porém, sensibilizado pela situação que se encontra o município e no afã de ajudar sua colega de partido, Paula Pindoba (PCdoB), o governador Flavio Dino (PCdoB), decidiu investir, ampliar, reformar e equipar a UPA, com vistas ao atendimento do público luminense, principalmente, no sentido de combater a pandemia instalada no mundo inteiro.

É louvável a preocupação do governador em executar o serviço e acabar de uma vez por todas essa novela se iria efetivamente ser inaugurada ou não. O que causa estranheza são os “pais da criança”, que querem aparecer a todo custo como os “bom feitores”, enquanto na realidade, quem fez tudo, mesmo que tenha sido já no final do pico da pandemia, foi o governador Flávio Dino.

Durante inauguração transmitida ao vivo pelas redes sociais, o secretário Carlos Lula, em seu discurso, enfatizou a importância da Unidade neste momento de pandemia. E destacou também, que a unidade “está entre as maiores UPA’s em atividade no Maranhão, pertencente a Rede de Saúde do Estado”.

A UPA conta com apoio diagnóstico e terapêutico. Entre os espaços estão a recepção, administração, classificação de risco, consultórios, salas de observação, salas para realização de curativos e suturas, aplicação de medicamentos, inalação, sala de imobilização (gesso), eletrocardiografia, Raio X, CME (Central de Material e Esterilização Recepção e Limpeza), vestiários e repousos para profissionais da assistência, almoxarifado, entre outros. Conta também com diversos equipamentos de retaguarda para funcionamento em situações atípicas, a exemplo de quadro de comando e gerador para emergências na falta de energia.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Paço do Lumiar, está situada na Av. 8, s/n, Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. Ao todo, a UPA – 24H de Paço do Lumiar coloca à disposição da população 27 leitos, sedo 16 da ala amarela, 6 de pediatria e 5 leitos de estabilização.

Com a inauguração da UPA em Paço do Lumiar, a população vai ter mais um pouco de dignidade, pois, todo e qualquer atendimento médico hospitalar, era feito em um pequeno ponto da unidade mista que funciona na policlinica do maiobao, contudo, a população sofrida recebe essa notícia com um ar de satisfação, mesmo que muitas vidas tenham sido perdidas por conta da falta de atendimento.

Deixe uma resposta