ESCOLA CAIC SE ENCONTRA INSTALADA NO MEIO DE UM MATAGAL NO BAIRRO MAIOBAO

Escola CAIC, se encontra em pleno Matagal

A prefeita em exercício de Paço do Lumiar – MA, Paula Azevedo (PCdoB), literalmente abandonou as escolas públicas do município e nessa edição especial, iremos falar especificamente da escola municipal CAIC, situada no bairro Maiobão.

Lateral da escola com bueiros quebrados e parte sem muro

Então vamos lá, para entender um pouco sobre essa história, vamos retroceder um pouco e visualizar como surgiram os CAIC’s. Na verdade, o nome inicialmente era CIAC (Centros Integrados  de Atenção a Criança e ao Adolescente), que foi instituído pelo Decreto Lei nº 91/1990, ainda na gestão do ex-presidente Fernando Collor de Melo,  através do extinto Ministério da Criança, que contemplava na coordenação a LEGIÃO BASILEIRA DE ASSISTÊNCIA.

Crateras que estão na parte de trás da escola

Autores da educação apontam que o projeto tem inspiração em dois projetos anterioresː o Escola Parque, de idealização de Anísio Teixeira; e os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), mentalizados por Darcy Ribeiro[1] e construídos pelo estado do Rio de Janeiro na gestão Leonel Brizola, na década de 1980,[2], com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Após o afastamento e renúncia de Collor, o governo Itamar Franco, extinguiu o Ministério da Criança e remodelou algumas ações, surgindo o “Projeto Minha Gente” como “Programa Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente” – PRONAICA.

Mais um bueiro aberto bem no canto da entrada da rua da escola Caic

No bojo das mudanças, os CIACs viraram CAICs, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.  Até ai tudo bem, o governo federal geria com muito zelo e havia escola de qualidade, após isso, foi repassada a responsabilidade da gestão escolar para o Governo Estadual do Maranhão que cumpriu muito bem o papel, por fim, foi repassado aos governos municipais. A partir desse ponto, com a falta de estrutura para gerir as escolas e com os altos índices de corrupção em vários municípios do país, estamos vendo a decandência dos CAIC’s em todo o Brasil, porém, em Paço do Lumiar – MA, está acima do absurdo, uma vez que a escola se encontra plantada no meio de um matagal, com crateras tanto adornando a porta dos fundos, como na entrada, lixo na porta da frente e em alguns locais não existem se quer mais muros.

Na gestão ainda do Prefeito licenciado Domingos Dutra (PCdoB), ainda ouve intervenção e algumas reformas, foram retirados os alambrados e feito uma espécie de mureta com colunas e entre elas uma grade, além de algumas melhorias internas. Contudo, após o prefeito Domingos Dutra se afastar devido a sua condição de saúde, a prefeita em exercício Paula Azevedo (PCdoB), esqueceu completamente de sua obrigação com o zelo da referida escola, deixando os luminenses completamente indignados com o desmantelo, principalmente, aqueles que um dia estudaram lá.

Faremos uma abordagem mais aprofundada com relação a escola CAIC do Maiobão, e de outras escolas municipais, para que possamos mostrar a realidade a todos os nossos leitores e que a câmara municipal venha intervir no sentido de cobrar soluções urgentes a respeito desse descaso.

A população está em cima e nós estamos de olho!

Vejam mais fotos abaixo;

Deixe uma resposta