EM UM ÚNICO DIA, PREFEITA PAULA DA PINDOBA RECEBEU DO GOVERNO FEDERAL MAIS DE 300MIL REAIS PARA O COMBATE AO COVID-19

Paula da Pindoba PCdoB (Prefeita em exercício de Paço do Lumiar-MA)

Isso mesmo, a Prefeita Paula da Pindoba de Paço do Lumiar-MA, não perdeu tempo e já conseguiu angariar mais de 300mil reais em um dia, somente para o combate ao Corona Vírus, imaginem quanto foi recebido durante todo esse período de pandemia? O curioso de tudo isso é que a população só conseguiu visualizar uma única política pública no sentido de combater o vírus, que foi a entrega de Kits de higiene e ainda foi em parceria com a Organização Social Para a Sustentabilidade da Vida (Ecobio) e o Instituto Cesário Lange.  A prefeitura doou para a população de baixa renda o tão criticado KIT DA VERGONHA, pois, tal kit é composto por alcool 70% (líquido) 500ml, 2 máscaras reutilizáveis, 1 litro de desinfetante, sabonete liquido 500ml, e uma barra de sabão aparentemente cortada ao meio.

Contudo, esses componentes também aparentam que foram separados e divididos manualmente, fazendo com que tais itens fossem entregues sem rótulos dos fabricantes, dificultando assim, a percepção da qualidade dos referidos materiais e contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Então vamos lá, por meio da portaria n. 774, de 9/4/2020, o Ministério da Saúde liberou a todos os municípios brasileiros recursos extras de quase 4 bilhões de reais para gastos com ações de combate ao Coronavirus.

Alguns Kits sendo entregues

Para o município de Paço do Lumiar foram liberados R$ 326.456,45 extras, recursos que entraram no caixa do Fundo Municipal de Saúde em 9 de abril (banco do Brasil, agência 48631, conta 267880), ou seja, já na conta e não tem “chore minha nega”.

De acordo com a referida portaria, os recursos financeiros devem ser destinados ao custeio das ações e serviços relacionados a atenção primária à saúde  e à assistência  ambulatorial e hospitalar  exclusivas no combate ao Coronavirus, porém, até o momento estamos visualizando uma gestão apática em sem iniciativa.

A população de Paço do Lumiar-MA, espera que haja efetividade em tais ações, haja vista, estarmos entre os municípios com maior índice de contagio pelo vírus. Entretanto, com essa dinheirama toda, não se visualiza ações “agressivas de combate”.

Fontes:

1. portaria Ministerio da Saude n. 774, de 9/4/2020 , publicada no diário oficial da União de 9/4/2020, seção 1, pág. 60

2. Recursos para Paço: Diário Oficial da União de 9/4/2020, seção 1, página 74

3. Ordem bancária do repasse: consultafns.saude.gov.br

Deixe uma resposta