Sistema DETRAN NET segue inoperante e aulas são canceladas por autoescolas

Francisco Nagib apresentando o sistema DETRAN NET em 14/02/2022

O Detran-MA, devido a implantação do Sistema Detran-Net, continua seguindo com instabilidade, ocorre, que aulas práticas de motocicletas (Cat. A), já beiram 15 dias que não se consegue coletar digitais para início das aulas, a reclamação nos balcões das autoescolas é tremenda, o problema não para por aí, aulas práticas de carro (Cat. B), seguem com o mesmo problema. Em contato com algumas autoescolas do Estado, nos foi informado que algumas aulas estão sendo feitas sem o registro no sistema, desse modo, as autoescolas não ficam completamente paradas. Ocorre também falhas no sistema para o início de aulas teóricas (sala de aula), todo esse imbróglio se trata por conta da mudança do Sistema SEATI (COMPROD), para o sistema DETRAN-NET.

O intuito do órgão é trazer aos usuários e credenciados, uma plataforma melhor, mais rápida, sem interrupções e com um layout mais agradável e fácil de manusear, contudo, até o momento, o sistema ainda não mostrou sua eficácia. Teoricamente, seria tudo melhor e mais prático de manusear, porém, as inconsistências e problemas já beiram ao ridículo, haja vista, a demora nos ajustes da plataforma demorarem tanto, prejudicando inclusive na emissão de CNH’s e documentos de veículos.

Em contato com o Detran-MA, através do Suporte DETRAN (canal disponibilizado a credenciados), nos foi informado que os agentes credenciados (autoescolas, despachantes e clínicas médicas) deverão acessar o sistema DETRAN NET na opção suporte e relatar todos os problemas que estão acontecendo, por outro lado, o Sindicato dos proprietários de Autoescolas SINDAUMA, ainda não emitiu nenhuma nota a respeito da situação, enquanto isso, os processos de habilitação seguem sem prorrogação, tendo apenas um ano para a conclusão, a partir da data do cadastro. Problema muito frequente que está acontecendo, é que o sistema novo (DETRAN NET) está cobrando duas licenças de aprendizagem, sendo que só é necessário uma licença, para os alunos que estão se habilitando para carro e moto (cat AB), entre outros…

Acreditamos no empenho e trabalho duro do Diretor Geral do Detran Hewerton Pereira, que tem sido um grande gestor frente ao órgão, acumulando vários elogios frente a pasta, sobretudo, por sua competência e vale ressaltar, que a implantação do sistema DETRAN NET, já estava sendo feito por gestores anteriores e já vinha sido criticado pelos despachantes que foram os primeiros a usarem, inclusive, o ex-Diretor Geral do Detran-MA, Francisco Nagib, antes de entregar o cargo, fez questão de fazer um ato público/político, com o intuito de aparecer e mostrar que tudo estava já implantado e funcionando corretamente e agora vemos que não passou apenas de uma propaganda, deixando a bomba para o próximo gestor, no caso, Hewerton Pereira, que está conduzindo esse problema e ajustando. Mais uma bola fora de Nagib que tenta se viabilizar ao cargo de Deputado Estadual, por onde passa, deixa a marca do caos e tentam de qualquer forma culpar os que estão no comando, sendo que pegaram o Bonde andando.

Seguimos com mais informações posteriormente….

Deixe uma resposta