DETRAN MA: Órgão irá promover mutirão de vagas para exames práticos de direção e ventila possibilidade de cursos de extensão

 

Proprietários de Autoescolas de Paço do Lumiar-MA, com a Coordenadora de Habilitação Maria de Nazaré Nunes Ribeiro

Os proprietários dos Centro de Formação de Condutores “CFC’s” (autoescolas) de Paço do Lumiar-MA, estiveram presente durante reunião ontem (27/10), no Detran-MA, com a Coordenadora de Habilitação Maria de Nazaré Nunes Ribeiro. O motivo da reunião da categoria com a coordenadora, se deu por conta da pouca quantidade de vagas disponibilizadas para o município.

Presidente do SINDAUMA Jefferson Ribeiro, durante a reunião (camisa azul ao fundo)

Os proprietários reclamam que a pouca quantidade ofertada pelo DETRAN-MA, vem sendo a maior preocupação da categoria, que recebe diariamente pressões de candidatos a habilitação, que não teem seus exames agendados, gerando demora e insatisfação do candidato a habilitação.

A Coordenadora de Habilitação, Maria de Nazaré, informou aos proprietários, que já foi encaminhado a Secretaria da Casa Civil de Estado, um documento pertinente a contratação de novas vagas, para que sejam disponibilizadas não somente para Paço do Lumiar -MA, mas, para toda a Grande Ilha de São Luis-MA. Durante a reunião, a coordenadora ainda frisou os pontos que impactam para que a quantidade de vagas não sejam aumentadas, pois, tem que haver estudo prévio e organização, uma vez, que depende de capital humano, recursos financeiros entre outras questões que engessam a situação, No entanto, a coordenadora Maria de Nazaré, encontrou uma saída, o lançamento de vagas extras, a serem disponibilizadas para realização no mês de novembro 2021 para São Luis-MA  (DOIS SÁBADOS)e Paço do Lumiar – MA (UM SÁBADO), como uma espécie de mutirão, para tentar amenizar a situação da falta de vagas para o atendimento da demanda.

No começo da semana, houve a reunião no DETRAN, com a Coordenadora de Habilitação, Maria de Nazaré, Diretor Operacional David Winston e o Diretor Geral do Detran, Francisco Nagib, e proprietários de autoescolas de São Luís, que se encontram em situação delicada com a pouca quantidade de vagas para realização de exames práticos, em seguida, foi outra comitiva de proprietários de autoescolas, da região da Cidade Operária / São Luis-MA, também reivindicar mais vagas. Hoje 27/10, foram os nove proprietários de autoescolas de Paço do Lumiar-MA que também conseguiram lograr êxito na reunião.

Feancisco Nagib (Diretor Geral) em reunião com a categoria

Proprietários de CFC’s de São Luis já garantiram dois sábados do mês de novembro para realização de exames práticos, com as vagas extras que serão disponibilizadas que já receberam o calendário de dois dias de vagas extras, a serem realizadas as provas aos sábados. Paço do Lumiar, irá receber até o final desta semana, a programação do dia que serão disponibilizadas as vagas para agendamento de exames para o mês de novembro, desta forma, sanaria boa parte das pendências  relacionadas as vagas. Vale ressaltar, que todas as reuniões, o Presidente do SINDAUMA, Jefferson Ribeiro, se fez presente com o intuito de emitir opiniões, argumentações e contribuir para que a questão fosse resolvida.

Também, foi ventilado para a Coordenação de Habilitação, uma estratégia para que os índices de aprovação aumentassem no Estado, e como parte da estratégia, foi sugerido que houvesse um SEMINÁRIO, com os Examinadores de Trânsito, bem como Instrutores, com o objetivo de homogeneizar procedimentos, trabalhar as tendências de operacionalização atualizadas, como extensão dos padrões comportamentais e operacionais, alinhadas com a realidade atual. Nada mais nada menos que o fomento de cursos para aprimorar ainda mais os examinadores e instrutores de trânsito, usando um modelo perspicaz e inovador.

Deixe uma resposta