
Jeferson Campos (SINDAUMA)
Diretora do Detran usa presidente do sindicato para chantagear os proprietários de autoescolas. Segundo o presidente do Sindicato dos proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Maranhão (SINDAUMA) Jefferson Campos, a Diretora do órgão só vai disponibilizar exames práticos para o município de Paço do Lumiar se os proprietários de autoescolas arcarem com as despesas de álcool gel e uma pia para receber os funcionários do Detran. Pasmem, é verdade! O áudio abaixo corrobora a informação. donos de autoescola precisam fazer uma “vaquinha” para disponibilizarem todos os materiais possíveis de combate ao corona vírus, ou não haverá provas de direção no município. Paço do Lumiar fica a 26km de São Luís-MA, e faz parte da grande ilha e ainda assim sofre com esse impasse, o que mais preocupa são os proprietários de autoescola do interior do estado, que estão largados à sorte sem nenhuma perspectiva de quando irão realizar provas práticas, alguns deles já faliram e outros estão se desfazendo de suas empresas, vendendo carros, motos e tentando outro ramo, pois, com essa gestão só há imposição e inflexibilidade.
Os Centros de Formação de Condutores (CFC’s, autoescolas), Clínicas médicas, despachantes e fabricantes de placas, foram os primeiros a pararem por conta dos decretos editados pelo governador Flávio Dino (PCdoB), pois, o segmento opera de acordo com o funcionamento do órgão. Entretanto, com quase três meses parados, dia 10/06 foi liberado para as autoescolas operarem, porém, com uma série de exigências um tanto até que absurdas para que haja o combate efetivo do Covid-19.



Diretora do Detran Larissa Abdalla (PDT)
O fato é que a Diretora Geral do Detran – Ma, Larissa Abdalla, reuniu-se com o presidente do Sindauma e informou que não iria manter exames em municípios que não tem banca fixa, ou seja, haveria exames de direção apenas em são luis (sede) e em algumas Circunscrições Regionais de Transito (CIRETRAN), o que inviabilizará novamente todas as autoescolas que dependem das provas marcadas para que o aluno possa treinar. Vale ressaltar, que os alunos só se sentem a vontade para treinarem se estiverem com seu exame marcado, é natural que os mesmos queiram treinar próximo da data de seu exame.
“Eu não vou comprar álcool gel para disponibilizar para os funcionários do Detran, pois, o órgão é uma autarquia e tem muito dinheiro. A partir do momento que a banca examinadora vem realizar os exames práticos de direção, a responsabilidade de disponibilizar tais materiais é do órgão. A partir do momento que os alunos se apresentam para realizarem o exame prático, até o aluno está sob tutela do órgão também. Quem tem que se preocupar em conseguir álcool gel e outros materiais de combate ao corona vírus no dia do exame é o Detran. Já temos muitas despesas com as aulas práticas que estamos sendo obrigados a trocar os plásticos dos carros de 50 em 50 min (a cada troca de aluno) e agora me vem mais essa? Essa diretora não fez nada pela categoria nem escuta a gente e ainda usa nosso presidente para pedir dinheiro pra gente para que ela possa mandar uma banca? Isso nada mais é que uma chantagem e estamos calados e aceitando tudo de goela a baixo”. Comentou um proprietário de autoescola que não quis se identificar com medo de represálias
Proprietários de Autoescolas, não andam satisfeitos com a gestão do presidente do sindicato Jeferson Campos (SINDAUMA), muito menos com a Diretora Geral Larissa Abdalla (PDT). Pois, ambos não encontram solução para nada, só burocratizam o setor. Pensam e emitem ações com base na burocracia e na falta de diálogo com a categoria e assim o tempo vai passando. Alguns proprietários de autoescolas ainda arriscam a afirmar que Larissa Abdalla está sendo a pior gestora que o órgão já teve ao longo de sua existência.
Os ânimos estão exaltados por todos os lados. A insatisfação dos segmentos citado no início da matéria é geral. Inclusive os despachantes já demonstraram sua indignação (REVEJA AQUI) com a forma de conduzir da diretora que mais parece uma “sargentona”, pois, segundo interlocutores bem posicionados, a mulher só abre a boca para mandar e desmandar e ai de quem se opor às suas ordens que ela atropela. Mais uma vez tentamos entrar em contato com o Detran para que tivéssemos mais informações a respeito dessa espécie de “chantagem”, porém, ninguém atendeu o telefone novamente.
É somente vc que está insatisfeito com as ações do nosso Presidente. Aceita que foi menos.