PAÇO DO LUMIAR: Eleição da Câmara anda a passos lentos, mas o cenário já aponta possíveis nomes

Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), está preocupada em organizar o parlamento municipal, mesmo tendo apenas 4 vereadores eleitos em sua base.

Com o fim das eleições municipais, a corrida para a presidência da câmara municipal de Paço do Lumiar, parece está andando a passos lentos. Não se visualiza nenhum vereador se articulando de maneira ferrenha e ao que tudo indica serão os majoritários que irão influenciar diretamente nas eleições.

Por um lado, tem a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) que conseguiu eleger em seu grupo apenas 4 vereadores, Orlete Mafra (PCdoB), Vanusa (PCdoB), Inácio Ferreira (PTB), Wellington Sousa (PSB), o que não dá de eleger ninguém a presidente e muito menos brigar por espaço na mesa, já que o número de eleitos do grupo é inexpressivo quando se fala do universo de 19 vereadores eleitos.

Fred Campos, conseguiu eleger 14 vereadores em sua base

Por outro lado, temos Fred Campos (PL) que conseguiu eleger do seu grupo 14 vereadores, são eles: Paulo Henrique (Avante), Fernando Feitosa (Avante), Miércio (avante), Fernandinho (avante), Ana Lucia (PSD), Mauro Multibancos (PMB), Miau Oliveira (Patriota), Major Roberto (Patriota), Fernando Muniz (PP), Mary do Mojó (PL), Rafael Neves (PL), Bianca Mendes (PL), Drielle da Pindoba (Republicanos), Jorge Maru (Republicanos), sendo que a maior bancada de vereadores de Paço do Lumiar é do partido Avante com 4 vereadores.

Por fim, temos o Francisco Neto (Rede) que elegeu apenas uma vereadora, a Alexandra Garcia (Rede) com apenas 320 votos, sorte pura, uma vez que o partido corria o risco de não eleger nenhum vereador.

Fazendo uma leitura rápida, de cara, já se visualiza um presidente da câmara eleito ligado diretamente ao grupo por Fred Campos. Ao todo, dos 14 vereadores que se elegeram no grupo de Fred, 2 deles não inspiram confiança no grupo,  pois, os mesmos já debandaram para o lado da prefeita eleita Paula, São eles: Miau Oliveira e Fernando Muniz, Patriota e PP respectivamente. Ainda assim, o grupo de Fred campos detém 12 nomes unidos em prol da candidatura de um nome. Mesmo com tantos vereadores eleitos em sua base, Fred Campos não se opõe a nenhum nome para a disputa, está deixando o próprio grupo fazer sua escolha.

Informações preliminares do grupo da prefeita eleita dão conta que a mesma tem interesse em formar a câmara de vereadores com um de sua confiança e ao que tudo indica, três possíveis nomes são cogitados. Wellington Sousa (PSB), Inácio Ferreira (PTB) e Vanuza (PCdoB), para emplacar um dos três, a prefeita precisa ao menos de 10 votos, ou seja, terá que conquistar pelo menos mais 4 vereadores, já que Miau e Fernando Muniz, que integravam o grupo de Fred Campos, já estão do lado dela.

Vereador Inácio, nome da base da prefeita mais cotado para concorrer a presidência

Mesmo com o mandato de prefeita na mão, Paula Azevedo terá grande dificuldade pela frente, uma vez que, para aglutinar votos para a presidência da câmara terá que fazer a velha política de toma-lá-dá-cá. Trabalhando por eliminação, o nome de Wellington Sousa (PSB), já foi descartado por não agregar a maioria da aceitação do grupo que inclui vereadores e suplentes. Já Inácio Ferreira E Vanusa, estão na briga pela cadeira de presidente. Alguns já cantam vitória de Vanusa (PCdoB), por ser mulher e do partido da prefeita, e acredita-se que eles vão seguir atropelando no sentido de conseguir mais vereadores que compõem a base de Fred Campos. Com toda essa indecisão, Inácio Ferreira (PTB), vem correndo por fora e se articulando, ao que tudo indica, Vanusa não segura a queda de braço com Inácio, pois, o vereador é agregador, tem diálogo aberto com os demais colegas e trânsito com os vereadores fora da base da prefeita, além de já ter experiência e inclusive ocupado o cargo de 2º Vice-Presidente da casa, é na realidade o nome mais coeso para a disputa e sem dúvidas, o mais coerente.

Vereadores Jorge Maru e Ana Lucia

Segundo informações de bastidores,  Ana Lúcia ou Jorge Maru além de amigos e do mesmo grupo (Fred Campos) discutem quem irá ser a cabeça de chapa, as águas estão correndo na direção do vereador Maru que possivelmente será o candidato a presidente. A trajetória do parlamentar, se resume pela proximidade com outros vereadores, experiência, tino político,  haja vista o mesmo já ter ocupado o posto de presidente no biênio 2015/2016, quando derrotou o Ver. Leonardo Bruno naquela época, o credenciam a correr por fora.

Vale ressaltar, que o partido avante, detentor da maior bancada de vereadores poderá decidir os rumos da eleição da câmara, uma vez que estão unidos e todos irão votar na mesma direção. O vereador Paulo Henrique (o mais votado do paço), já sinalizou que não almeja o cargo de presidente, pois, quer se ambientar melhor e conhecer como funcionam os trabalhos e informou que talvez no próximo biênio venha forte. Fernando Feitosa e Miércio, já demonstraram interesse na cadeira e estão se articulando e seguem forte para indicar o nome que seja consenso no grupo.

Nossa equipe vem conversando com vereadores de ambos os lados e vamos publicando informações relevantes no decorrer da semana.

REPORTAGEM: Moreira Neto 
EDIÇÃO: Dr. Canta Pedra 

Deixe uma resposta